Musica
CURSO DE MÚSICA
PESQUISA EM MÚSICA
Prof. DR. JOELSON MIGUEL
19 SET. 2013
UMA VIDA NA SANFONA: O legado histórico e técnico instrumental do sanfoneiro Severino Medeiros da cidade de Campina Grande - PB
ADELSON JÚNIOR, LEANDRO GUIMARÃES, VANGELIS DUARTE
RESUMO
Severino Medeiros é um músico brasileiro habilitado em Sanfona, natural da cidade de Esperança na Paraíba, que contribuiu com sua arte para o desenvolvimento do forró nordestino com suas execuções no instrumento. Ao decorrer dos anos, Severino reportado de seu autodidatismo, tem propagado seus conhecimentos através da docência popular, gerando assim um conflito com o conhecimento acadêmico. A analise critica desse projeto propõe a coleta de dados que vislumbram o objetivo de comparação entre os tipos de conhecimentos autodidatas e acadêmicos, relatando seus eventuais benefícios para o aprendizado proposto pelo professor, tendo em vista que em ambos conhecimentos citados é notório a discrepância sonora entre os dois métodos analisados, embora exista um comprometimento com o desenvolvimento intelecto-musical dos alunos. O projeto visa apresentar soluções que venham a enaltecer a aprendizagem autodidata destacando-a em consonância com as atividades praticadas na academia.
Palavras- chave:Música, Educação, Autodidatismo.
1. INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por finalidade, o resgate histórico sobre a vida e obra do sanfoneiro Severino Medeiros e sua família. Esta que tem enraizado o forro pé de serra como meio de sobrevivência e influência para diversos sanfoneiros. Severino Medeiros é um importante sanfoneiro brasileiro, herdeiro de pais esperancenses onde começou suas origens na cidade natal, Esperança, localizada no interior do estado da Paraíba a poucos quilômetros da cidade de Campina Grande onde vive até hoje propagando suas influências musicais com a arte de tocar sanfona.
A Sanfona é um instrumento de som fascinante e único, teve sua