musica
UNIDADE DE MONTENEGRO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA - LICENCIATURA
EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL: AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES MUSICAIS E A REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA.
MONTENEGRO
UERGS
2013
1 INTRODUÇÃO
Desde a promulgação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação Nacional nº 9.394 de 1996, o país vem se preparando para adotar novas condutas nacionais. Segundo Fonterrada (2008) “No que diz respeito à música, abre-se, portanto, espaço para que se discuta o que é educação musical e o que pode ou não ser apropriado para a área nas escolas brasileiras”. Estas discussões envolvem a educação básica, o ensino fundamental e o ensino médio.
Através disso, surgem vário questionamentos e inquietações sobre qual vai ser o rumo da educação musical no Brasil nos próximos anos. Porém para que possamos entender, primeiramente temos que ter uma visão do que aconteceu no passado, desde o início da educação musical no Brasil: quem trouxe, como começou, o que veio a contribuir, qual foram suas primeiras manifestações.
2 AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES MUSICAIS NO BRASIL
Logo após o descobrimento, os jesuítas vieram para o Brasil com o propósito de trazer seus valores, culturas e práticas, e isso influenciaria no conceito de educação no país. Inevitavelmente, essas ações também exerceriam grande influência na educação musical no Brasil.
As primeiras manifestações musicais no Brasil se deram com o processo de colonização do Brasil, mais necessariamente com a chegada da Família Real. As primeiras informações musicais eruditas foram trazidas ao país pelos portugueses, por intermédio dos jesuítas. Eles que tinham como objetivo conquistar mais servos para Deus, catequizando os nativos.
Com isso os portugueses encontraram uma forma de sensibilizar os nativos através da arte – mais especificamente através da música. A música utilizada pelos jesuítas era o cantochão, que apresentava ser simples e