modulo 2 Educadores e Educandos:tempos modernos
“Educadores e Educandos: tempos históricos.”
Objetivos deste módulo: Possibilitar ao cursista, funcionário de escola, a aquisição de conhecimentos históricos e de interpretações da escola e da educação como espaços coletivos de formação humana, de contradições, de diversidade étnico-cultural. Unidade I – Para que estudar e compreender a educação por meio da história.
Em todo o país, as escolas públicas vivem momentos de ressignificação de suas funções sociais, políticas e pedagógicas. É cada vez maior a responsabilidade das escolas públicas com a formação integral dos estudantes de todas as classes sociais, para que eles conheçam seus direitos e deveres e saibam participar com autonomia nas decisões da comunidade. A escola é o lugar para onde enviamos nossas crianças e adolescentes, a fim de que aprendam a cultura já produzida, aprendam a conviver com o outro e possam também criar e inventar objetos, vivenciar valores, sentimentos e sonhos; a escola é o lugar de aprendizagens compartilhadas e colaborativas entre todos os seus integrantes. As escolas fazem parte de um conjunto de instituições que compõem a sociedade.
A escola é uma instituição social. Sua principal atividade é o ensino e a aprendizagem de maneira socialmente reconhecida.
Unidade II – Educação construída pelos padres da Companhia de Jesus.
Quando os colonizadores ocuparam nossas terras, que já eram habitadas pelos povos nativos, veio com eles os padres da Companhia de Jesus difundir valores, dogmas e princípios cristãos, introduzir o princípio do trabalho como instrumento de dignificação do homem e contribuir com a Coroa Portuguesa no processo de colonização e de exploração das terras.
A educação formal no Brasil começa em 1549, com a chegada dos padres da Companhia de Jesus. A educação ensinada formava novos padres para continuarem os trabalhos missionários ou servia para preparar administradores