musica
Título: É dançando que a gente aprende
Justificativa
O ser humano em sua evolução, encontrou muitas formas de expressar e comunicar aos outros suas emoções e sensações, seu pensar e seu sentir, usando diferentes linguagens. Uma dessas linguagens é a música identificada pela organização e pelas relações expressivas entre o silêncio e o som.
A música está no aqui e no agora, em torno de nós. Existe a música para sonhar, para dançar, para cantar, para a alegria, para a tristeza, para a meditação e para enaltecer um povo. Música se aprende desde que se nasce, ouvindo. Os primeiros contatos com os sons são o ponto de partida para a musicalização.
Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem.
A criança através da brincadeira relaciona-se com o mundo que a cada dia descobre e é dessa forma que faz música: brincando. Receptiva e curiosa, ela pesquisa materiais sonoros, descobre instrumentos, inventa melodias e ouve com prazer a música de todos os povos.
Cantando, tocando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada. De forma ativa e contínua, a aprendizagem musical integra prática, reflexão e conscientização, encaminhando a experiência para níveis cada vez mais elaborados.
A música tem ainda o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso. A música torna toda criança mais feliz.
Objetivo Geral
* Despertar e desenvolver o gosto musical;
* Desenvolver a sensibilidade, criatividade e atenção;
* Ampliar o vocabulário e o repertório musical;
* Levar as crianças ao relaxamento através da música;
* Trabalhar o