argumentos evolucionismo
Estudos de anatomia revelaram que animais muito diferentes têm sistemas anatómicos morfologicamente idênticos, o que apoia a evolução dos organismos a partir de um ancestral comum.
Actividade
Página 132 do Manual
Estruturas homólogas
São estruturas semelhantes que resultaram de um ancestral comum, com o mesmo plano estrutural, a mesma posição e origem embriológica idêntica, mas que podem desempenham funções diferentes.
Homem
Gato
Baleia
Morcego
Homologia (semelhança de origem): é o termo usado para relacionar estruturas que, devido a uma origem embrionária idêntica, possuem idêntica organização estrutural e idêntica posição relativa, podendo desempenhar funções diferentes .
Estruturas homólogas
A sua evolução é explicada por fenómenos de divergência (evolução divergente), em que a adaptação a diferentes ambientes implicou uma diversidade funcional, isto é, a partir de um mesmo ancestral, devido a diferenças existentes entre os indivíduos, ocorre uma divergência nos organismos que colonizam diferentes habitats e que ficam sujeitos a pressões selectivas também diferentes.
Exemplo: os tentilhões das ilhas Galápagos terão tido a sua origem numa forma ancestral proveniente do continente americano. O facto de irem ocupar diferentes ilhas, com diferentes condições ecológicas, fez com que experimentassem evolução divergente, sobrevivendo em cada ilha aqueles que apresentavam as características que os tornavam mais aptos.
Órgãos homólogos: membros anteriores dos Vertebrados.
Órgãos homólogos: peças bucais dos Insectos.
Órgãos homólogos existentes entre o chimpanzé e o Homem.
Órgãos homólogos existentes entre o chimpanzé e o Homem.
Estruturas análogas
Existem órgãos que desempenham funções idênticas, como