evolução
Fixismo e Evolucionismo
Fixismo
Teoria aceite como dogma até ao século XVIII e que defende que as espécies uma vez formadas se mantêm inalteráveis ao longo do tempo.
A
B
Explicação fixista para a diversidade de organismos existentes na Terra (A) e a criação dos animais: quadro de Rafaello (B)
Fixismo posto em causa o Estudo sistemático das espécies actuais – iniciado por Lineu (séc. XVIII) ao desenvolver um sistema de classificação dos seres vivos baseado na morfologia dos indivíduos. Lineu foi um criacionista convicto mas os seus trabalhos contribuíram para o desenvolvimento de ideias evolucionistas.
o
Valorização do estudo dos fósseis – representam espécies que só aparecem em certos estratos sedimentares.
Ideias Transformistas
Contributos para o Evolucionismo
Fixismo vs Evolucionismo
Evolucionismo
Teoria surgida no século XIX que considera que as espécies atuais resultam de transformações lentas e sucessivas sofridas pelas espécies ao longo do tempo.
Evolucionismo - Lamarck o Naturalista francês, é uma figura de
referência
na
história do evolucionismo sobretudo por ter sido o primeiro a apresentar uma teoria explicativa coerente sobre os mecanismos de evolução. Jean-Baptiste de Monet, cavaleiro de Lamarck (1744 – 1829)
Evolucionismo - Lamarck
“Os antepassados da girafa devem ter vivido em regiões desérticas, onde a erva era rara. Assim, tiveram de tentar comer a ramagem das árvores; do esforço repetido durante muito tempo para atingirem estas ramagens resultou, pouco a pouco, o alongamento do pescoço (…) a girafa pode elevar a cabeça a 6m de altura.”
Evolucionismo - Lamarck
O mecanismo de evolução de Lamarck baseou-se nas leis: o do uso e do desuso o da herança dos caracteres adquiridos
Evolucionismo - Lamarck
Críticas ao Lamarckismo o Aspectos como “necessidade de adaptação” ou “procura de perfeição” não se conseguem testar; o As modificações