Museu do diamante - diamantina/mg
BACHARELADO EM HUMANIDADES
DISCENTES: ...
VISITA AO MUSEU DO DIAMANTE
Diamantina
2013
DISCENTES: ...
VISITA AO MUSEU DO DIAMANTE
Trabalho apresentado ao curso de Bacharelado em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UVFJM, sob orientação do professor Dr. Rogério Arruda.
Diamantina
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 2. Desenvolvimento 3. Conclusão 4. Referências
1. INTRODUÇÃO
Foi feita uma visita ao Museu do Diamante que está localizado na Rua Direita, centro de Diamantina.
Essa visita teve o intuito de observar e analisar o acervo que lá se encontra com o direcionamento de um estudo parcialmente exigido pelo Professor Dr. Rogério Arruda.
2. DESENVOLVIMENTO
Sala 01 – Sala do Garimpo
A primeira sala a ser visitada, foi a Sala do Garimpo, onde podem ser encontrados os seguintes acervos: * Instrumentos de medição e pesagem dos diamantes e demais pedras preciosas * Fotos de trabalhadores e seus familiares * Instrumentos para garimpo (goifa, lavancas) * Mesa de satélites
Dentre essas peças, ouve duas que nos chamaram mais a atenção: a mesa de satélites, que também é chamada de mesa “pés de onça”, por possuir seus pés no formato de patas de onça, feita de mármore, possui sulcos em suas bordas para que não houvesse roubos de diamantes, pois quem as possuía eram os compradores de diamantes. A segunda parte do acervo que nos chamou a atenção foi a foto “Família de Garimpeiro (crianças do garimpo)”, um fato curioso é que naquela época existia uma doença africana chamada “coxocó”, que dava o aspecto de que as crianças estavam saudáveis, mas na verdade elas estavam edemaciadas; as roupas eram do fotógrafo e as crianças não usavam sapatos, pois naquela época quem usava sapatos eram as pessoas que possuíam poder aquisitivo.
Esses objetos podem ser divididos em: * Objetos de arte: jóias lapidadas, mesa do século