Analise de Diamantina
Período: 19 a 21 de Abril de 2013
Belo Horizonte
2013
INTRODUÇÃO
O Trabalho a seguir foi desenvolvido através de uma visita técnica, realizada na cidade de Diamantina – MG no mês de Abril, com as turma de 4º e 7º período do Curso de Bacharel de Turismo e uma turma do Curso de Tecnólogo de Turismo.
No decorrer do trabalho será abordado, os atrativos turísticos de Diamantina com foco para os locais visitas pelos alunos. E também foram desenvolvidas análises dos setores alimentício e transporte oferecido aos turistas.
HISTÓRICO DE DIAMANTINA
Diamantina foi fundada em 1713 com o nome de Arraial do Tejuco com a construção de uma capela que homenageava Santo Antônio, mas emancipou-se da cidade Serro apenas em 1831, passando a se chamar Diamantina, devido à grande quantidade de diamante encontrados da região.
Produto este que foi a base do crescimento da região, sendo a terceira maior povoação da Capitania Geral da Minas, no século XVIII Nesta época, a cidade ficou famosa por ter abrigado Chica da Silva, escrava alforriada que era esposa do homem mais rico do Brasil Colonial.
Em 1938, a cidade comemorou seus cem anos de elevação a categoria de cidade e recebeu do IPHAN o título de “Patrimônio Histórico Nacional”, e em 1999, dói tombada pela ONU como “Patrimônio da Humanidade”. A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil, e também faz parte do circuito turístico dos Diamantes.
Diamantina é conhecida por suas serestas e Vesperata, que é um evento em que os músicos se apresentam a noite, ao ar livre.
Está localizada na região do Jequitinhonha, a 285Km da Capital Belo Horizonte, emoldurada pela Serra dos Cristais, na região do Alto Jequitinhonha. O município é umas das cidades mais visitadas no Brasil.
Fonte: Mapa