Museu da lingua portuguesa
A visita realizada neste dia foi muito produtiva, porém o numero de informações é vasto e por isso nos detemos em propor diferentes atividades a serem elaboradas.
Primeiramente o Desenvolvimento da atividade, a seguir, baseou-se em uma parte especifica do Museu da Língua Portuguesa, para ser mais exato, o espaço era intitulado: Beco das Palavra ou Jogo da Etimologia.
Este espaço era uma sala media, que continha três painéis dispostos como mesas. Sobre estas ‘mesas’ havia caixas de som, sendo duas para cada painel. A sala tem como proposta que o visitante participe de um jogo etimológico das palavras, através da interação com os painéis, pois o visitante se depara com diversos fragmentos de palavras. O pulico ali presente é incentivado a fazer as junções dessas silabas, para a formação de uma palavra. Quando o individuo forma a palavra em seguida a parece no painel informações sobre ela, juntamente com o áudio explicativo e imagens sobre a mesma. Aparecem diversas informações, como de onde é oriunda, como é formada, quais as palavras que estão relacionadas a ela, mostrando ate palavras derivadas, ou palavras com acréscimos de diferentes afixos: sufixos, prefixos ou infixos.
A proposta feita ali é bem interessante, pois permite ao visitante brincar com a criação de palavras, conhecendo além de suas origens, os seus significados e muito mais.
A atividade formulada para os alunos partiria primeiramente de uma aula-passeio ao museu da Lingua portuguesa, já que é lá que a real interação com este jogo pode ser vivida. Após a visita, o professor solicitaria que os alunos escolhessem 15 palavras e fizessem uma pesquisa individual sobre a origem, formação, palavras relacionadas e/ou palavras derivadas ou ate acrescidas de afixos. Essas palavras devem ser impressas e desmembradas, para que na sala em grupo de 4 alunos, realizássemos o mesmo jogo proposto no Beco das Palavras.
Relatório do Mini-curso de Canção,