Museu da Lingua Portuguesa
Inaugurado no dia 20 de Março de 2006 o Museu da Língua Portuguesa é considerado o mais visitado, não só do Brasil mas também de toda América do Sul . Ele foi criado com o intuito de valorizar e propagar a nossa língua local: o Português.
Foi desenvolvido e implantado pela Fundação Roberto Marinho, por meio de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Atualmente o museu é gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura Educação e Esporte. A implantação do Museu da Língua Portuguesa contou com alguns patrocínios e apoio de empresas e entidades.
Localizado estrategicamente em São Paulo, onde se tem a maior população que falam português no Mundo, o Museu é de fácil acesso para toda população, pois esta no Centro da cidade e bem ao lado da Estação da Luz. Implantado tipicamente em uma construção restaurada do século XIX, o museu possui três andares e neles podemos apreciar exposições fixas, mas também existem aquelas que são temporárias. Apesar dessa ideia de um lugar rústico, o Museu conta com uma rica estrutura possibilitando-nos a navegar em um universo tecnológico bem atual e envolvente, com um acervo inovador, virtual, apresentando uma forma expositiva bem diferenciada da maioria dos museus do mundo todo.
Funcionando de Terça à Domingo, o museu é gratuito para todo o público somente aos sábados já nos demais dias é cobrado um taxa de R$ 6,00 ou meia entrada para estudantes. Na bilheteria recebemos um ingresso para uma sessão no Auditório que está localizado no terceiro andar.
A VISITA
Começando nossa visitação pelo museu pudemos notar que até mesmo no Elevador já se preocuparam em nos inserir no ambiente em que iriamos desfrutar em seguida. Ao som de Arnaldo Antunes conseguimos visualizar através do elevador panorâmico a “Àrvore das Palavras” com seus 16 metros de altura ocupando os três andares do museu. Sua estrutura é composta por palavras e desenhos de animais que contribuíram para o aprimoramento da