Estética
Camadas da pele:
A pele está dividida em 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme (tecido celular subcutâneo).
Epiderme: é formada por 4 células:
queratinócitos (queratina);
melanócitos (melanina);
células de Merkel (tato);
células de Langherhans (defesa).
Os queratinócitos possuem as seguintes camadas: córnea, lúcida, espinhosa, granulosa e basal ou germinativa.
Derme: é formada por fibroblastos, colágeno, fibras elásticas, vasos, nervos e anexos cutâneos (pêlos e glândulas).
Hipoderme: é formada apenas por adipócitos
No caso, a principal célula responsável pelo envelhecimento e onde podemos trabalhar em busca de um rejuvenescimento está situada na Derme (fibroblastos)
Fibroblastos: Essas células são responsáveis pela manutenção da estrutura dos tecidos conjuntivos, produzindo todos os tipos de fibras protéicas, substância fundamental amorfa, colágeno, elastina, glicosaminoglicanas e glicoproteínas, que são componentes da matriz extracelular. Uma alta produção destas substâncias torna o retículo endoplasmático granuloso e o complexo de Golgi dos fibroblastos bastante desenvolvidos.
Por serem capazes de produzir fibras e substância amorfa, os fibroblastos contribuem efetivamente para o processo de cicatrização de ferimentos. Para tanto, eles são ativados por mediadores químicos de cicatrização, se deslocam até a região ferida da pele e tornam-se hipertrofiados (excessivamente desenvolvidos), capazes de produzir uma enorme quantidade de fibras e substância amorfa. Dentro de pouco tempo, a lesão é envolta por uma rede de fibroblastos e por pequenos vasos sanguíneos. Os fibroblastos grandes sofrem uma alteração e passam a se contrair facilmente, o que sela a lesão.
Os fibroblastos só são assim denominados enquanto tem atividade contínua de síntese, o que ocorre quando ainda são jovens. Quando adultas essas células tornam-se quiescentes, ou seja, permanecem num estado inativo, diminuindo expressivamente a atividade