musculos e hist da anatomia
a) Deltóide
.Origem: Terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula.
.Inserção: Tuberosidade deltoidea do úmero.
.Ação: Principalmente abdução do ombro. Porém realiza outros movimentos sendo pela porção clavicular flexão, pela porção acromial abdução, e através da porção escapular realiza extensão.
b) Tríceps braquial
.Origem: *Porção longa: tubérculo infraglenoidal da escápula.
*Porção lateral: face posterior do úmero acima do sulco para o nervo radial.
*Porção medial: face posterior do úmero abaixo do sulco para o nervo radial.
.Inserção: As três porções convergem para um tendão único que se insere na face anterior do olécrano da ulna.
.Ação: Extensão do antebraço.
c) Bíceps braquial
Origem: Porção Longa: Tubérculo supraglenoidal e porção curta: processo coracóide.
Inserção: Tuberosidade do rádio e, fáscia do antebraço através da aponeurose do bíceps.
Ação: Flexão do antebraço e auxilia na supinação.
A Anatomia Humana tem ínicio em Alexandria,muitas descobertas foram realizadas por Herófilo e Erasístrato no século II a.Ca os primeiros que realizaram dissecações humanas de modo sistemático. A partir do ano 150 A..C. a dissecação humana foi proibida por razões éticas e religiosas. O conhecimento anatômico sobre o corpo humano continuou no mundo helenístico, porém só se conhecia através das dissecações em animais. Durante os três séculos seguintes a Escola de Galeno reinou por toda a Europa, até que, com a queda do Império Romano e a ascensão do Clero cristão ao poder, no século V, tanto suas descobertas quanto quaisquer outros estudos sobre anatomia foram proibidos.Tal situação gerou uma estagnação que durou aproximadamente 700 anos, quando na Itália, foi criada a primeira Universidade de Medicina, trazendo à tona os registros de Galeno.
O clima geral do Renascimento favoreceu o progresso dos estudos anatômicos. A descoberta de textos gregos sobre o assunto, e a influência