musculação
Professor: Haury Temp Grupo: Janieli
Cintia
Santa Maria 2014
INTRODUÇÃO
São movimentos nos quais o segmento é deslocado, respectivamente, em direção ao plano mediano ou em direção oposta, isto é, afastando-se dele. Para os dedos prevalece o plano mediano do membro.
Os movimentos da adução e abdução desenvolvem-se em plano frontal e seu eixo de movimento é ântero-posterior. É preciso ter sempre em mente que a realização do movimento é feita levando-se em consideração a movimentação a posição de descrição anatômica.
ABDUÇÃO - é uma posição ou movimento do segmento afastando-se da linha mediana, independentemente de qual o segmento que se move. A abdução do quadril ocorre quando o segmento da coxa move-se se afastando da linha mediana ou o segmento pélvico aproxima-se da coxa, como ao inclinar-se para o lado enquanto de pé sobre uma perna. É o movimento ou posição afastando-se do segmento de referência.
ADUÇÃO - é uma posição ou movimento aproximando-se da linha mediana. Movimento no sentido do segmento.
Os movimentos de abdução e adução ocorrem em torno do eixo z.
Desenvolvimento:
ADUTORES
Músculos Adutores – Adutor Magno
Origem:
a Ramo ísquio (porção anterior, adutor) a Quadrante inferior exterior da superfície posterior da tuberosidade isquiática (fibras posteriores, dos isquiotibiais ou isquiáticas)
Inserção:
a Linha inferior glútea e linha áspera (porção anterior, adutor) a Tubérculo adutor no cume côndilo medial (fibras posteriores, dos isquiotibiais ou isquiáticas).
Músculos Adutores – Adutor Longo
Origem:
a Corpo do púbis inferior e medial do tubérculo púbico
Inserção:
a Dois terços inferiores da parte medial da linha áspera.
Músculos Adutores – Adutor Curto
Origem:
a Ramo inferior e corpo do púbis