Musculação
Bárbara Henn Bitencourt
Alexandre
Novo Hamburgo, Abril de 2014. Musculação para Idosos
Até a pouco tempo as pessoas pensavam que os idosos não podiam praticar atividades físicas. A musculação era voltada apenas para os Jovens, pois ela era vista como uma forma de adquirir um corpo bonito e musculoso.
Na atualidade, a musculação é vista também como uma questão de saúde e de qualidade de vida e no idoso faz contrapartida à perda de massa muscular que tende a ocorrer nessa fase da vida, sobretudo nas pessoas sedentárias. A musculação na terceira idade melhora a qualidade de vida, dando mais bem-estar, mais auto-estima, equilíbrio físico e velocidade. Ela contribui também para a manutenção e melhora da densidade óssea. Ajuda no controle de algumas doenças, como: Diabetes, artrites, cardíacas e depressão. Um benefício muito importante é que os praticantes de musculação da terceira idade tem menos quedas que os que não praticam atividades físicas, pois os músculos das pernas e das costas são mais fortalecidos, além de os reflexos corporais serem mais aguçados e haver uma maior flexibilidade. Não há nenhuma contra-indicação da musculação na terceira idade, mas aqueles que nunca praticaram antes devem começar devagar e com acompanhamento de um profissional educação física.
Musculação na Adolescência
Atualmente, é muito comum encontrar adolescentes fazendo musculação. Inclusive nas academias já foi encontrado crianças fazendo exercícios de alongamento, flexibilidade e fortalecimento articular e muscular a partir dos 10 a 12 anos de idade. Isso ocorre pois o índice de crianças com obesidade infantil, diabetes, colesterol alto, dentre outras, está cada vez maior. A princípio, não existe nenhum aspecto que proíba o