Musculaçao
A - Movimento: Flexão de joelhos na fase excêntrica; Extensão de joelhos na fase concêntrica.
- Descrição = Em afastamento lateral dos membros inferiores, um pouco maior ou na largura dos ombros, posicionando-se embaixo de uma barra, apoiando esta na porção superior do trapézio e mantendo suas mãos numa pegada mais afastada que os ombros, sempre olhando à frente.
Retirar a barra do suporte, distanciar-se deste, dando um ou dois passos para trás, iniciando a descida até formar um ângulo superior ou 90° nas articulações dos joelhos. Retornar estendendo o quadril, os joelhos e os tornozelos, até adotar a postura ereta, e sem descanso, repetir o movimento.
B - Músculos envolvidos: - Na Extensão de Quadril = Glúteo Máximo e Posteriores de Coxa (Semitendíneo, Semimembranáceo e Bíceps femoral).
- Na Extensão de joelho = Quadríceps.
- Na Flexão Plantar de Tornozelo = Tríceps Sural.
- Na Extensão da Coluna Vertebral = Grupo Eretor da Coluna.
C – Demanda Mecânica: Descendo num ângulo de 90° há maior ênfase no músculo Quadríceps(Vasto lateral, médio e intermédio, sendo que o reto femoral é usado de forma moderada).
Descendo num ângulo superior à 90°, há maior sobrecarga no tornozelo, fazendo com que os joelhos se projetem à frente. Na fase excêntrica, ao formar um ângulo superior a 90°, inevitavelmente ocorrerá uma maior flexão de quadril, e consequentemente numa maior projeção do tronco à frente, sendo assim, é importante saber que, ao colocar um indivíduo para realizar este movimento, é necessário saber que o mesmo não tenha problemas em sua coluna, pois a solicitação desta região é maior.
Diego Sanches de Souza
Campus Tatuapé – Matutino
6°