O classicismo portugues e o quinhentismo brasileiro
O CLASSICISMO PORTUGUES
Surgiu durante o renascimento, na Itália, estendendo-se depois aos demais paises da Europa.
É no final do século XVI que Portugal conhece uma grande derrocada econômica e política. Em 1580, ocorre a unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol, fato que marca o fim do Classicismo quinhentista e o inicio do Barroco, sob influencia espanhola.
• Característica do Classicismo È a imitação dos modelos da antiguidade clássica greco-romana. A literatura dessa época caracteriza-se pela retomada da mitologia pagã e pela perfeição estética, marcada pela pureza de formas, na poesia vê-se: soneto, a ode, a elegia, a écloga e a epopéia.
Autores do classicismo: • Luis Vaz de Camões (1524(?)-1580).
Camões líricos
È tradicionalmente considerado o maior poeta lírico português. Sua poesia é marcada por uma dualidade:ora são textos de nítida herança da tradicional poesia portuguesa,escritos em redondilhas,ora são poesias perfeitamente enquadradas no estilo novo do Renascimento,como é o caso de seus belíssimos sonetos.
Merecem destaque: • O Amor: Ora visto como idéia, ora como manifestação de carnal idade. O amor é concebido de forma idealizada,recorrendo o poeta á constante adjetivação para descrever sua amada. • O Desconcerto do mundo: Esse foi um dos temas que mais perturbaram o poeta português, manifestando-se em poemas sobre as injustiças, a recompensa aos maus e o castigo aos bons; sobre a ambição e a inútil tentativa de guardar bens; sobre os sofrimentos constantes que aniquilam as prováveis conquistas; enfim, sobre o conflito violento entre o ser e o dever ser.
• Camões épicos- OS LUSIADAS
Publicado em 1572, Os LUSIADAS é considerado o maior poema épico da língua portuguesa. • A estrutura de OS LUSIADAS Os dez cantos que formam o poema estão distribuídos em cinco partes, como se verifica em todas as epopéias clássicas. São elas: