Mundo trabalho
Objetivos
- Analisar e refletir sobre o corpo e os movimentos
- Conhecer limites e possibilidades de movimentação do corpo. .
- Ampliar o repertório motor.
Conteúdos
- Reconhecimento dos limites do corpo.
- Exploração das possibilidades de movimento do corpo.
Série
4° ano ao 5° ano
Materiais necessários
Colchonetes, cordas, bambolês, cones e garrafas pet.
PARTE INICIAL A montagem dos circuitos com colchonetes, cordas,bambolês e cones em grupo pode ser uma boa chance para que os colegas experimentem alguns movimentos que são comuns para a criança com deficiência. Sempre estimule novos desafios e as potencialidades do seu aluno, inserindo-o no grupo.
PARTE PRINCIPAL
O ALVO
Dividir a turma em duas equipes, onde ficarão em fileiras na linha central da quadra de frente para cada gol. partir daí, cada equipe receberá um bola de handebol ou de borracha,e terão que derrubar o cone que estará de ponta cabeça da linha do gol. Na equipe do aluno com deficiência física todos terão que realizar a atividade sentados, e depois os papéis se invertem. No caso do aluno com deficiência física de membros inferiores, a equipe do mesmo ficará sentada e arremessará a bola com as mãos,se for membros superiores a equipe ficará em pé,e utilizarão os pés.
Cada cone derrubado, vale 1 ponto.
BOLICHE
Muito semelhante a outra atividade, só que em vez do cone estarão pinos(garrafas pet) e o ponto de arremesso da bola ou chute será mais próximo da área.As condições da atividade são as mesmas da atividade anterior, para que o aluno com deficiência física possa se sentir incluso, e os outros participantes, sintam, conheçam, e se adaptem ao “mundo” do deficiente físico.
PARTE FINAL
Na roda, faça com que todos se sentem em cadeiras, para que fiquem na mesma altura do colega que está na cadeira de rodas. Peça que o aluno com deficiência física fale sobre os movimentos que consegue fazer, e que ele