Crise mundial 2008
Com isso o dinheiro injetado pelo exterior , começou a oferta de creditos no mercado, inclusive a clientes considerados de risco, aproveitando disso a população dos Estados Unidos foi fazendo empréstimos financeiros em instituições bancarias , e a população passou a gastar bastante e a compra de imóveis era o principal objetivo das pessoas , devido as taxas de juros baixas.
Essa expansão de credito financiou a bolha imobiliária , já que a grande procura elevou o preço de imóveis . Portanto depois disso chegou uma hora em que as taxas de juros passaram a subir , diminuindo a procura pelos imóveis e derrubando seus preços . Dessa maneira, começou a inadimplência , afinal pessoas já não viam sentido em continuar pagando hipotecas exorbitantes ,quando suas propriedades estavam cada vez mais desvalorizadas.
Com a queda do consumismo em diversos setores , cai a demanda consumista e aumenta o desemprego as pessoas que tomaram de creditos nos bancos não tinham como pagar os empréstimos , e isso foi tornando um dominó, e daí a inadimplência foi aumentando com os bancos, e os bancos não tinham mais de onde tirar o dinheiro , pois sabemos que o dinheiro que o banco tem é do povo , eles trabalham com o nosso dinheiro e não tendo dinheiro , os bancos não tem como fazer o giro desse dele .
Alem disso, quando os bancos emprestam dinheiro para os correntistas, eles fazem um