Quase tudo que reluz tem sangue
Introdução _________________________________________ Página: 04
História de Gana e seus Conflitos _______________________ Página: 05
Introdução ao Direito Ambiental Africano _________________ Página: 09
História de Serra Leoa e seus Conflitos___________________ Página: 11
Conclusão__________________________________________ Página: 12
Bibliografia__________________________________________ Página: 13
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em jóias, imagens bonitas surgem em nossa mente, porém a realidade que nos confrontamos quando conhecemos a origem do material gemológico é surpreendente. É importante conhecermos e questionarmos até onde a vaidade causa impacto direto e indireto nos países produtores, como Gana e Serra Leoa e em sua sociedade. Todas estas questões serão devidamente ponderadas ao longo deste estudo, explicando da melhor forma desde a origem histórica até a situação jurídica e econômica atual.
HISTÓRIA DE GANA E SEUS CONFLITOS
Com forte tradição tribal, esse país da África Ocidental serviu como porto de embarque da maioria dos escravos levados para os EUA nos séculos XVIII e XIX. Hoje é uma das nações economicamente mais estáveis do continente. Seu principal produto de exportação é o cacau, que corresponde a 15% da produção mundial. Gana também se destaca como um dos dez maiores produtores de ouro e extrai grande quantidade de manganês e diamante. Em contrapartida, sofre de problemas ambientais, como rios poluídos e devastação florestal, provocados pela mineração.
Fatos Históricos
O atual território de Gana começa a ser explorado em 1471 pelos portugueses, que o denominam Costa do Ouro, por causa das reservas desse metal. O tráfico de escravos tem início no século XV, quando o povo ashanti, que migrara do centro-norte da África para a região, no século anterior, passa a capturar nativos de Gana e vendê-los a mercadores estrangeiros em troca de tecidos e outros bens. Nos séculos XVI e XVII, a região é ocupada por traficantes europeus