Multimodalismo
HABILITAÇÃO: TÉcnico em Logistica
TEMA : Multimodalismo
Nome : Leonardo Gomes n 11 ELO I
Praia Grande – SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO –
2. DESENVOLVIMENTO
3. Conclusão ...........................................................................................................
,
Introdução
O Multimodalismo consiste em forte instrumento logístico no comércio exterior, pela integração dos modais de Transportes internos e externos, até o destinatário da carga.
Com a possibilidade de movimentá-la porta-a-porta, por um único contrato, aumenta-se a chance de racionalizar custos, com segurança e menos burocracia.
Multimodalidade:
A multimodalidade é a articulação entre vários tipos de transportes, no qual utiliza-se no mínimo dois tipos de transportes. O transporte multimodal de cargas é regido por um único contrato e executado sob-responsabilidade de apenas um Operador Multimodal (OTM), desde a origem até o destino do produto.
Dentre as vantagens da Operação multimodal, pode-se citar a redução de custos, menor tempo de operação, maior segurança da carga e maior comodidade para o contratante em comparação com a intermodalidade.
Em relação à redução de custos, pesquisas mostraram que o transporte multimodal economiza 17% comparado ao intermodal. Além disso, a operação é mais rápida e a segurança da carga melhorada porque apenas um operador é responsável por essa carga, o que aumenta a eficiência e o controle da operação. Já em relação à comodidade, o cliente contratante firma contrato com apenas um operador, o que reduz o tempo perdido com burocracia, reduz os custos de pedidos, melhora o controle da carga e da operação e deixa maior tempo e esforços para tratar apenas da produção.
Esse tipo de operação é amplamente utilizado no mundo; estima-se que países desenvolvidos utilizam o sistema multimodal em