Multimodalismo com enfase em ferrovias
Lato Sensu em Gestão de Logística Empresarial
Fernanda Regina Almeida Lisboa
MULTIMODALISMO COM ÊNFASE EM FERROVIA
Vila Velha
2009
Multimodalismo com ênfase em ferrovia
Fernanda Regina Almeida Lisboa
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Gestão de Logística Empresarial
Pós-Graduação Lato Sensu
Escola Superior Aberta do Brasil
Vila Velha
2009
DEDICATÓRIA
Dedico primeiramente a Deus, por ter me dado energia suficiente para chegar até aqui. A minha família e meu noivo pelo apoio incondicional e compreensão.
AGRADECIMENTOS
À Escol Superior Aberta do Brasil (pólo Vila Velha/ES) e seus Mestres por ter contribuído para com o meu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
RESUMO
O Brasil, país de dimensões continentais, necessita de um transporte de carga eficiente e barato. As ferrovias se encaixam nesse perfil, se apresentando como um modal bastante econômico, seguro e sustentável. O transporte ferroviário contribuiu grandemente como fator de integração nacional, ligando áreas portuárias ao interior, assim como as capitais às mais diversas regiões. Os trens tiveram participação fundamental no desenvolvimento brasileiro, sustentado pela exportação de café – principal produto comercializado neste período. Nos países desenvolvidos de grande ou pequena extensão territorial, os meios de transporte mais utilizados para mercadorias e pessoas são as ferrovias e as hidrovias, além de serem mais econômicas tem maior capacidade de carga. Mas a falta de estrutura ferroviária e poucos investimentos nas últimas décadas e sua extensão e importância diminuem a cada ano. Com o passar do tempo muitas ferrovias acabaram sucateadas