DIFERENTES ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

559 palavras 3 páginas
UM POUCO DA HISTÓRIA DAS DIFERENTES ABORDAGENS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS

A discussão neste texto é o ‘povo surdo’, nele percebemos que existem diferentes identidades, movimentos, comunidades, fontes históricas, e outras questões culturais sobre pessoas surdas. Percebemos neste texto o quanto havia preconceito, mas havia também a vontade de lutar pelos seu direitos e forma de se comunicar.
A história da educação de surdos não é difícil de ser compreendida, esta história esta sempre evoluindo e vivemos momentos caracterizados por mudanças, mas também vivemos momentos de oportunidades. Este texto nos faz entender e aprender, sobre a vida do povo surdo e a comunidade surda. Entender quem são eles, de onde vieram, como a Comunidade Surda começou a existir e quais as transformações pelas quais passou para chegar ao que é hoje. A história de surdos desperta curiosidade, eles vivem o presente, tem passado e esperam um futuro assim como nós.

Na história cita um exemplo importante, a professora, Anne Sullivan, que com dificuldade e aceitando um desafio ensinou uma menina surda-cega chamada Helen Keller.
Helen,obteve excelente desempenho atingindo graus universitários, publicando trabalhos autobiográficos e artigos também. Ela foi corajosa e a sua conquista foi um exemplo, lutou pela aceitação do ensino das pessoas surdos-cegos.

No texto diz que a maioria dos livros de história se referem aos surdos em 3 fases; Revelação cultural: Nesta fase os povos surdos não tinham problemas com a educação, Isolamento cultural: Ocorre uma fase de isolamento da comunidade surda em conseqüência do congresso de Milão de 1880 que proíbe o acesso da língua de sinais na educação dos surdos, nesta fase as comunidades surdas resistem à imposição da língua oral, e por ultimo O despertar cultural: A terceira fase,a partir dos anos 60 inicia uma nova fase para o renascimento na aceitação da língua de

Relacionados

  • Psicologia
    182503 palavras | 731 páginas