“MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE AO RIBEIRINHO”
Disciplina: Pluralidade Cultural e Linguagem
Profª: Nair Ferreira Gurgel do Amaral
Aluna: Maria Luiza de Castro
“MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO: UM ENFOQUE AO RIBEIRINHO”
O foco deste trabalho foi delimitado sobre a análise da cultura ribeirinha.
INTRODUÇÃO
A noção de multiculturalismo está associada às questões de:
RAÇA, ETNICIDADE, DIVERSIDADE E DIFERENÇA CULTURAL.
O MULTICULTURALISMO REJEITA A HOMOGENEIDADE DE CULTURAS E
BUSCA DAR VOZ ÀS MINORIAS OPRIMIDAS E ÀS EXPRESSÕES CULTURAIS PERIFÉRICAS.
Várias tendências multiculturais foram disseminadas, dentre elas, foram destacadas pelo prof. Anselmo, o MULTICULTURALISMO CRÍTICO que suas ideias são baseadas:
- na diferença cultural
- rejeitam o monoculturalismo
- denuncia as contradições culturais e sociais na nossa região. Se a análise deste trabalho está na cultura ribeirinha vamos então saber quem é o
Povo ribeirinho?
Como vive?
Qual a sua relação com o mundo?
- Os povos Ribeirinhos são definidos como povos que possuem a sua realidade de vida (percepção) voltada para o universo das águas, deste modo, os recursos dos rios estão sempre presentes no seu dia-a-dia. É ele, o rio, que vai revelar os seus modos de ser e os mistérios da existência.
- O Ribeirinho é ainda denominado de “beradeiro” ou ainda de “caboclo”, é um ser moldado por outras identidades, fragmentadas ao longo do tempo, conforme foram se integrando à mata, agregando o conhecimento da natureza à percepção de vida que tinham antes.
- O Ribeirinho é caracterizado como cultura marginal, rejeitada. Entretanto, passou a ser reconhecidos por meio do Decreto Presidencial nº 6.040 de 07/02/2007.
- O morador Ribeirinho nos faz entender que a sua vida é acima de tudo uma marca cultural que nem sempre é reconhecida nos espaços institucionalizados do saber escolar.
Dois tópicos foram ressaltados neste artigo: