resumo edipo rei
Incesto é a relação sexual ou marital entre parentes próximos ou alguma forma de restrição sexual dentro de determinada sociedade. É um tabu em quase todas as culturas humanas, sendo por isso considerado um tabu universal. O incesto é punido como crime em algumas jurisdições, e é considerado um pecado pelas maiores religiões do mundo. Na maior parte dos países ocidentais o incesto é legalmente proibido —– mesmo que haja consentimento de ambas as partes.
Variam as definições de parente próximo, e aí se encontra a dificuldade em identificar certos casos de incesto.
São consideradas incestuosas, geralmente, as relações entre pais e filhos, entre irmãos ou meio-irmão, entre tios e sobrinhos. Em alguns países ou jurisdições, entretanto, este tipo de casamento é proibido por lei, derivando daí o caráter incestuoso do ato nestes casos. Para o cristianismo o incesto é considerado um pecado, pois é contra a instituição familiar.
Antropológica: O incesto pode ainda provocar o surgimento de rivalidades sexuais dentro da família, o que muito debilitaria a mesma.
Psicanalítica: enraízam-se na relação da criança com o seio materno.
2) Parricídio
É considerado parricida aquele que atenta contra a vida de seus pais ou ascendentes, praticando assim o homicídio, que se comprovado o dolo, além da previsão em nosso código penal, pode haver também a deserdação, ficando impedidos de receber a herança dependendo da decisão judicial.
O Parricídio não “nasce” em uma época específica, e nem pode ser classificado como um crime existente somente em nossa atualidade, já que é desde a antiguidade que podemos notar sua existência, ultrapassando fronteiras de tempo e tomando contextos diversos. Condenado moralmente pela sociedade, na Roma antiga, o crime exigia uma sanção aos infratores que fosse “a altura” do ato cometido.
Tirar a vida de uma pessoa por motivos torpes ou não, leva a sociedade a refletir até onde o ser humano é capaz de agir em poder de seu livre