mudanças sociais
Mudanças nos ultimos anos (significativas ?
Mudanças Sociais no Brasil
No Brasil atual, a base das mudanças sociais esteve, de maneira geral, demarcada profundamente pela heterogeneidade associada à intensa desigualdade na partilha dos frutos da expansão econômica.
Antes de ter completado mais de duas décadas de retrocesso econômico e social, observado a partir da crise da dívida externa (1981 83), o Brasil perseguiu, por quase cinco décadas, uma fase de intensa transformação econômica e social que o permitiu avançar da 56ª para 8ª economia mundial e reduzir tanto a pobreza de mais de 4/5 para menos de 2/5 da população como o analfabetismo de 5/6 para 1/5 dos brasileiros. Apesar da velocidade das transformações, constatase que tudo isso não resultou no mesmo patamar civilizatório verificado nos países desenvolvidos devido não apenas à tardia internalização do projeto de industrialização nacional (pós1930), mas também à baixa cultura democrática. A incipiência do regime democrático, que não chega a 40% do século de industrialização nacional, impossibilitou a realização plena das reformas agrária, tributária e social. Nos dias de hoje, o país segue com estrutura fundiária pouco distinta da brutal concentração constatada no início dos anos 1950, assim como continuam os pobres a arcar com o maior peso da carga tributária e o estágio de bemestar social muito distante do avanço econômico alcançado.
.....
. Com a expansão econômica acumulada em quase 24% entre 2001 e 2007 (2/3 maior do verificado na década de 1990), o país registrou a criação de 15,3 milhões de postos de trabalho (2,5 milhões de ocupações ao ano).
Desse total, quase 2/3 foram assalariadas e com carteira assinada (9 milhões de empregos protegidos), o que permitiu retomar a trajetória anteriormente interrompida (industrialização nacional) de construção da sociedade salarial com estatuto social e trabalhista. Devido a isso, a mobilidade ascensional voltou