Economia
Politica Macroeconomia
As políticas econômicas procuram estimular o crescimento da capacidade produtiva da economia (PIB) de uma maneira sustentável, ou seja, o aumento da quantidade de bens e serviços ofertados acompanhados do aumento do nível de emprego.
É importante ressaltar que crescimento econômico é diferente de desenvolvimento econômico. Sendo que, crescimento econômico é o aumento da renda nacional, já o desenvolvimento econômico, inclui melhoria nos indicadores sociais (pobreza, desemprego, meio ambiente, moradia etc.).
A macroeconomia trata a evolução da economia como um todo, analisando o comportamento de grandes agregados, tem por objetivo:
Estabilidade dos preços: trata do controle inflacionário (controle entre demanda oferta) visando evitar aumentos drásticos nos preços.
Crescimento econômico: visa melhorar a renda per capta Nacional, por intermédio do controle do emprego, capacidade ociosa, aumento do produto nacional, e estímulo à produtividade, porém com limites estipulados para que não haja necessidade de aumento dos recursos e de avanços tecnológicos.
Distribuição de renda: visa estabelecer renda equitativa entre a população e pode usar como instrumento a política fiscal.
É uma política de longo prazo que visa o aumento do poder de compra das classes mais baixas e gera o desenvolvimento econômico.
Crescimento do emprego: objetiva a recuperação do nível potencial de empregos. Os objetivos da política