mudanças organizacionais
Manaus / AM
7 de março de 2014
Mudanças Organizacionais
Alunos: Francirley Rangel Fernandes Valmir Silva
introdução
Mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não na relação entre a organização e o ambiente, visando sempre à eficiência e eficácia organizacional, garantindo o sucesso e crescimento.
Origens do Desenvolvimento Organizacional O movimento de DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações. No sentido restrito, o DO é um desdobramento prático e operacional da teoria comportamental em direção à abordagem sistêmica. Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento congregado vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento- e principalmente a teoria comportamental- na administração. A maioria desses autores é constituída de consultores que se especializaram em DO. As origens do DO são atribuídas a vários fatores: A dificuldade de os conceitos das diversas teorias administrativas, os estudos sobre a motivação humana, a criação do National training laboratory(NTL), a publicação de um livro, a pluralidade de mudanças no mundo, a fusão de duas tendências no estudo das organizações, os estudos sobre conflitos interpessoais, os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e individuo.
As Mudanças e a Organização O conceito de DO está relacionado com os conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança que ocorre no ambiente. Isso levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional. Um novo conceito de organização, para os autores do DO, é tipicamente behaviorista: “a organização é coordenação de diferentes atividades de