Mudanças climáticas globais
As questões ambientais tem sido alvo de discussões na comunidade científica mundial desde 1972, quando houve a primeira conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o meio ambiente.
As mudanças climáticas ocasionadas pelo aquecimento global são discutidas na intenção de encontrar formas de amenizá-las, porém as previsões dos cientistas são atemorizantes.
O fato é que a temperatura do planeta está aumentando e as medidas de mitigação quanto à esse fato tem encontrado entraves na questão econômica e sugere quadros cada vez mais complexos e preocupantes.
Mudanças Climáticas Globais
Atualmente o planeta Terra vivencia um momento de apreensão e incerteza devido ás alterações climáticas que vem ocorrendo e que representam um grande impacto ao meio ambiente e em consequência a manutenção da vida.
Pesquisas científicas confirmam o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média da Terra. Segundo o Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas, o século XX foi o mais quente dos últimos cinco. Nesse período houve um aumento de temperatura média de valores aparentemente insignificantes, porém com potencial suficiente para provocar mudanças no clima e afetar profundamente a biodiversidade.
Muito fala-se à respeito das possíveis causas do aquecimento global, muitos cientistas defendem a tese de que esse é um processo natural porque o planeta estaria numa fase de transição, saindo da Era Glacial para Interglacial, e deste modo o aumento da temperatura seria consequência desta comutação.
Contudo, as principais causas desses acontecimentos são atribuídas às atividades antropológicas que intensificam o efeito estufa por meio da queima de gases de combustíveis fósseis como petróleo, carvão mineral e gás natural.
Durante sua queima essas substâncias produzem gases como o metano, o óxido nitroso, e o tão comentado dióxido de carbono. Tais gases