Efeito estufa - aquecimento global - mudanças climáticas
- O efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. Este evento é necessário para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência, caso contrário a Terra seria muito fria e isso dificultaria o desenvolvimento das espécies.
Os raios provenientes do sol ao serem emitidos à Terra, têm dois destinos. Parte deles é absorvida, e transformada em calor, mantendo o planeta quente, enquanto outra parte é refletida e direcionada ao espaço, como radiação infravermelha. Isso ocorre por causa da ação refletora de uma camada de gases que a Terra tem, os gases estufa. Eles agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada e são capazes de reter o calor do Sol na atmosfera, formando uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que ele escape de volta para o espaço.
Contudo, podemos ver através de estudos recentes, realizados por pesquisadores e cientistas, que esse processo tem se agravado por meio de ações antrópicas (ações do homem). Estas se definem na emissão de gases poluentes na atmosfera, através da queimada em florestas, das ações das indústrias, da queima de combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel), entre outros. Estes gases liberados (Gás carbônico, monóxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, óxidos de nitrogênio etc) ficam concentrados em regiões da atmosfera e formam uma camada que bloqueia a dissipação do calor, fazendo com que se elevem as temperaturas de todo o planeta, provocando o aquecimento global.
2) Quais são os argumentos daqueles que defendem a ideia do Aquecimento Global?
Para aqueles que defendem a idéia do aquecimento global, as principais atribuições para esse fenômeno estão relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa através do aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera, que retêm o calor proveniente das radiações solares, resultando o aumento da temperatura no planeta.
Alguns dos argumentos:
- A queima