Matriz energética e mudanças climáticas globais
Diretamente relacionadas, a energia implica também nas mudanças climáticas globais. O desenvolvimento socioeconômico traz consigo um aumento no consumo de energia. Hoje observamos, como exemplo, que as casas têm praticamente uma televisão por cômodo. Ainda não há uma fonte de energia que seja totalmente limpa. As principais fontes usadas para produzir energia não são sustentáveis, o que acaba causando uma maior poluição e emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. As usinas termelétricas são responsáveis por 64% da matriz energética mundial, podemos ter assim uma idéia da intensidade com que a produção de energia agrava o efeito estufa. Efeito estufa esse que causa o aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura do planeta. Nas páginas seguintes temos a explicação detalhada dessa relação entre energia e mudanças climáticas globais.
Energia
A energia é um recurso muito importante para a existência da vida no planeta, e está presente em diversas atividades humanas, como na iluminação, movimentação e comunicação.
Existem várias formas e fontes de energia. Sendo as formas:
MECÂNICA – que é a capacidade de um corpo produzir trabalho.
TÉRMICA – que está associada à temperatura absoluta de um sistema.
NUCLEAR - é a energia liberada numa reação nuclear.
QUÍMICA – baseada na força de atração e repulsão nas ligações químicas.
RADIANTE - radiação que se propaga na forma de onda eletromagnética.
ELÉTRICA – que é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho.
Quanto às fontes de energia:
• Fontes não renováveis São aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas as reservas não podem ser regeneradas.
Energia fóssil – formada a milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo. As reservas dos combustíveis fósseis são as seguintes:
• Petróleo - 40 anos • Gás natural 60 anos