Mudan As Clim Ticas E Suas Consequ Ncias
Sobre
Mudanças Climáticas e suas consequências
Universidade Veiga de Almeida
Aluno: Jefferson do Nascimento dos Santos 20141111515
Aluno: Gilberto Gonçalves Ribeiro Junior 20111101624
Matéria: Engenharia do Meio Ambiente
INTRODUÇÃO
Em todo o mundo são previstas, para os próximos anos, mudanças climáticas que incluem alterações na temperatura do ar e no regime de chuvas, além do aumento na concentração de gás carbônico atmosférico.
As mudanças climáticas globais têm sido uma das grandes preocupações dos governos mundiais na atualidade. Isto levou a ONU a instituir o IPCC ou Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas. O IPCC reúne um grupo de renomados cientistas cujo objetivo é assessorar as ações de mitigação dos efeitos decorrentes do aquecimento global. Para fazer suas projeções o IPCC usa vários modelos climáticos e dados provenientes de estações meteorológicas em todo o mundo.
País de dimensões continentais, o Brasil já passa por mudanças climáticas, que incluem elevação de temperatura, por exemplo. Projeções de cenários futuros mostram que o país experimentará impactos de forma diferenciada em cada região e para em cada uma das culturas.
O que é mudança climática?
Nosso planeta está envolta uma camada de gases, chamados de gases de efeito estufa, que mantém a superfície da Terra numa temperatura capaz de garantir a vida. Essa camada, no entanto, está ficando mais grossa, armazenando mais calor, à medida que nós emitimos mais gases de efeito estufa através da queima de combustíveis fósseis para a produção de energia e da derrubada de florestas para dar lugar à agricultura. O resultado disso é que o clima do planeta está se transformando.
Pesquisas científicas indicam que, por causa dessa mudança climática, nós poderemos vivenciar fenômenos naturais mais intensos e mais freqüentes.
Um aumento gradual das temperaturas tem também implicações para os ecossistemas, para os ciclos de vida vegetais, os animais e seus habitats naturais.