Aplicativos Comuns e Gratuitos
Link: http://www.baixaki.com.br/download/libreoffice-broffice-.htm
Pesquisado em: 04/12/2011.
O LibreOffice é a opção para quem deseja usar uma das principais alternativas livres, gratuitas e em português ao Microsoft Office. O programa conta com editor de texto, de planilha, de apresentação de slides, de desenho, de banco de dados e de fórmulas matemáticas.
Uma cisão no projeto original gerou uma bifurcação (um “fork”) e com ele a The Document Foundation, da qual o BrOffice é apoiador, e o pacote de aplicativos para escritório LibreOffice.
O OpenOffice.org era um projeto fundado e mantido pela Sun Microsystems. Depois de 10 anos de muito sucesso, a comunidade da suíte de aplicativos resolveu criar uma fundação independente para manter o projeto. A justificativa é que desde que a Oracle adquiriu a Sun – e consequentemente o OpenOffice – o projeto foi deixado de lado.
Assim é criada a The Documento Foundation, uma organização independente e que conta com o apoio de grandes empresas do ramo de tecnologia da informação e desenvolvimento de software livre como a Canonical (responsável pelo Ubuntu), a Red Hat, a Google, a Novell e a Open Source Initiative.
A nova organização apoia o ODF (Open Document Format), o formato aberto de documentos que já era trabalhado com o OpenOffice e com outras várias suítes de aplicativos para escritório. A mudança de nome para LibreOffice se deu devido ao fato de que a Oracle detém os direitos sobre o nome OpenOffice.org.
Os usuários do BrOffice.org, uma suíte brasileira baseada no OpenOffice, não precisam se preocupar quanto ao nome, pois a BrOffice.org – Projeto Brasil é independente da Oracle/Sun e já faz parte da The Document Foundation. Isto significa que o nome da suíte permanecerá o mesmo.
No mundo do software livre chama-se esta nova fundação de “fork” (ou bifurcação), que é quando um grupo deixa um projeto para criar outro baseado no antigo. A The Document Foundation espera que a Oracle ceda os direitos sobre