APLICATIVOS PARA CELULAR
A história dos games para celular
Em meados do ano de 1997, a Nokia foi a primeira empresa a perceber que os celulares poderiam fazer muito mais que chamadas. Além de introduzir o conceito de SMS (as mensagens ou torpedos), ela inovou ao lançar jogos simples que fizeram muito sucesso na época, como o popular SNAKE que, ainda hoje, alguns saudosos mantem como aplicativos em seus modernos smartphones.
Em 2002, os primeiros celulares com linguagem de programação JAVA chegaram ao mercado e as empresas e usuários começaram a criar aplicativos e jogos para a plataforma mobile. De 2003 a 2006, a evolução foi dos aparelhos. Com a tela colorida e maior capacidade de armazenamento e processamento, os jogos, que antes tinham 30 KB, passam a ter 1MB ou mais. Assim, as empresas de jogos como a Capcom, Namco, Disney, Konami e Electronic Arts, começaram a marcar presença nesse mercado.
Os primeiros Smartphones…
Em 1994, foi lançado pela IBM Simon, um telefone que fazia muitas das funções de um Smartphone, mas que ainda não era conhecido como tal.O telefone era muito além do seu tempo, já trazendo características muito comuns aos celulares atuais, como a tela sensível ao toque (touchscreen), calendário, conta de email e bloco de notas. Não fez grande sucesso. A Ericson lançou em 1997 o GS88 e legitimou pela primeira vez o termo SMARTPHONE. Entretanto, o Smartphone que fez jus ao nome foi o Nokia 9000 e depois, seu sucessor com tela colorida, o Nokia 9500.
Quanto ao uso dos sistemas operacionais, de 1996 a 2001, o líder era o Symbian OS (operation System). Em 2001, houve a chegada dos Palm OS, Black Berry OS e Windows CE e o mercado abriu aos seus consumidores a era da escolha do celular de acordo com as suas funções. Até 2007 não houveram grandes modificações nos sistemas operacionais que existiam. as mudanças eram mais notáveis nas funções e evolução dos estilos de aparelhos.
Com a introdução do iPhone