03 Supply chain
1. Supply Chain Management - SCM; Gerência da Cadeia de Suprimento
2
2. Arquitetura gerencial da SCM
4
3. Estágios da cadeia de suprimento
5
4. Objetivos e práticas na SCM
6
5. Características da SCM
8
6. Obstáculos encontrados na SCM
9
7. Empresa utilizada como exemplo: Grupo PEPSICO – Elma Chips
10
7.1 Aplicações, características e práticas com a implantação da SCM
11
8. Considerações Finais
13
9. Referências Bibliográficas
14
2
1. Supply Chain Management - SCM; Gerência da Cadeia de Suprimento
A partir da década de 80 o mundo presenciou grandes transformações nos conceitos gerenciais, especialmente no que se refere à função de operações. O movimento da qualidade total e o conceito de produção enxuta trouxeram consigo um conjunto de técnicas e procedimentos como o “JIT, CEP, QFD, Kanban” 1 e engenharia simultânea. Foram amplamente adotados em quase todos os países industrializados de economia de mercado, contribuindo para um grande avanço da qualidade e produtividade.
No cenário da economia mundial ocorreram importantes mudanças no ambiente de competição entre empresas. Multiplicaram-se as fusões, aquisições, terceirizações e alianças estratégicas, enquanto as empresas sofrem pressões internas por processos mais eficientes e pela adoção de sistemas de gestão mais modernos. Muitas dessas mudanças relaciona-se com profundas alterações nas cadeias de valor de todos os segmentos industriais.
A sobrevivência neste ambiente exigiu capacitação das empresas de interagir de forma associada com fornecedores, clientes e até mesmo com concorrentes, formando redes organizacionais com objetivo de reduzir incertezas e riscos, organizando atividades econômicas por meio de coordenação e cooperação entre empresas. Diante das necessidades de mudança, dois outros conceitos surgiram e vêm empolgando as organizações produtivas. O primeiro é a Logística Integrada, que nasceu diante da necessidade de gerenciar as logísticas de distribuição e de