seminario boa vista
No seminário do Alto da Boa Vista que aconteceu em novembro de 1978 no Colégio Coração de Jesus, reuniu 24 pessoas ( 23 profissionais e 1 estudante), das quais 1 estivera em Araxá, 2 em Teresópolis e 3 no sumaré, falara sobre a tentativa de ruptura da profissão.
Mas primeiro será necessário falar um pouco sobre a conjuntura brasileira da época desse acontecimento.
Nesse momento do seminário a conjuntura do país estava no poder João Baptista de Oliveira Figueiredo último presidente do período da Ditadura Militar, Seu mandato foi marcado pela continuação da abertura política iniciada no governo Geisel, e pouco após assumir, houve a concessão de uma anistia ampla geral e irrestrita aos políticos cassados com base em atos institucionais, durante o seu governo ocorreram vários atentados terroristas, atribuídos a setores da direita e miitares da linha dura. Sua gestão ficou marcada pela grave crise econômica que assolou o mundo,têm início as campanhas das Diretas Já, que acabaram rejeitadas no Congresso Nacional. Entretanto, o governo Figueiredo promoveu a primeira eleição civil brasileira desde 1964, que decretava o fim do Regime Militar, permitindo o retorno ao Brasil dos exilados pelo Regime Militar. Isso tudo foi a conjuntura do país que foi de extrema importancia para o seminario do Alto da boa Vista.
Essa conjuntura no país foi importante , porque no seminário percebeu-se uma abertura das literaturas que era referências distintas, já que nos seminarios anteriores a este; não se tinha uma liberdade de referências devido ao regime militar. Foi no mesmo, que se teve um questionamento teórico, ou seja, um debate sobre os fundamentos flilosóficos que vem orientando as práticas profissionais (que era o positivismo). foi um despertar de alguns assistentes sociais que observaram que a prática profissional estava defazadas e não estava atingingo o público alvo.
Então houve uma reflexão sobre o método dialético e sua incorporação no