Resenha do filme vida cor-de-rosa
Faculdade de Educação
Disciplina de Gênero e Educação
Professora: Iracilda Pimentel
Aluna: Iedda Carolina Sousa – 09/0025920
Relatório do Filme: “Minha Vida em Cor-de-Rosa”
“Minha Vida em Cor-de-Rosa” é um filme europeu dirigido por Alain Berliner, lançado em 1997. Relata a história de um garoto chamado Ludovic que cresce imaginando que nasceu no corpo errado, pois apesar de possuir um corpo de menino, sente-se e se comporta como uma menina.
Até os 7 anos de idade, o garoto vive livremente sua forma de ser, pois seus pais acreditavam que o seu comportamento é típico da infância, onde estaria formando sua identidade. Entretanto, quando o garoto aparece maquiado, usando vestido e brincos na festa em que seus pais oferecem aos vizinhos, fica evidente a intolerância dos pais quanto ao comportamento do menino, além do ar de desconfiança e repúdio com que a sociedade passará a atribuí-lo em decorrência do seu comportamento fora dos padrões sociais estabelecidos para um menino.
Ao longo do filme, Ludovic vai vivendo uma série de desventuras, ele se envolve amorosamente com o filho do chefe de seu pai, é rejeitado na escola onde sofre agressões físicas e morais, sofre repúdio, rígida vigilância e tratamento psicológico imposto pelos pais. Todos estes fatores fazem com que Ludovic fique ainda mais confuso sobre sua sexualidade, desenvolvendo como mecanismo de defesa, a fuga para o seu mundo mágico rosa, cheio de bonecas e objetos femininos, onde seu jeito de ser era perfeitamente aceito, predominando uma mistura de fantasia e realidade.
Fica notório através da ingenuidade e inocência de Ludovic que ele não escolheu se comportar desta maneira, não houve escolha voluntária, ele simplesmente agia naturalmente, este é o seu jeito biológico de ser, sua personalidade.
Cansados da perseguição, do preconceito e do repúdio sofrido por causa dos comportamentos de Ludovic, a família resolve se mudar para uma cidade do interior na tentativa