Mudanças Climáticas e Aquecimento Global
O que são mudanças climáticas?
É um fenômeno de variações climáticas naturais, observadas e comparadas por períodos de tempo,causado por fatores internos, ocasionados a complexidade dos sistemas climáticos, e externos, variabilidade de radiação solar e ações antropogênicos, aqueles de influência humana. Esse termo engloba diversos assuntos como, aquecimento global e efeito estufa.
Quais as causas?
As mudanças climáticas, outro nome para o aquecimento global, acontecem quando são lançados mais gases de efeito estufa (GEEs) do que as florestas e os oceanos são capazes de absorver.
Quais os impactos?
Os impactos climáticos são as conseqüências das mudanças climáticas em sistemas naturais e humanos. Podem ser separados em impactos potenciais, residuais, agregados, além dos impactos que afetam e não afetam o mercado. Os impactos potenciais são os que podem ocorrer como resultado de uma mudança projetada no clima, sem levar em conta as medidas de adaptação, enquanto os impactos residuais são os que podem ocorrer após a adaptação. Já os agregados são os impactos totais acumulados em setores e/ou regiões, e deve levar em consideração a importância relativa dos impactos em cada setor, por exemplo, o impacto na produção do setor agrícola, setor industrial, o aumento dos custos econômicos, o número total de pessoas afetadas etc. Os impactos que afetam o mercado são aqueles relacionados às transações comerciais e que podem afetar diretamente o produto interno bruto, como alteração nos preços de bens agrícolas. Já os impactos que não afetam o mercado são os impactos que afetam o bemestar humano e os ecossistemas, mas que não afetam diretamante as transações comerciais, como, por exemplo, o aumento crescente no risco de morte prematura. O que podemos fazer?
De maneira geral, é possível dividir as atitudes individuais que podem ser tomadas em três categorias:
1. A primeira é formada por ações que dependem exclusivamente do cidadão e de baixíssimo