História e Região
Regional 8(2): P. 125-145, Inverno 2003. Resenha de: Silvéria da Aparecida Ferreira.
UNICENTRO- Campus Irati.
O artigo de Márcio Alex Cordeiro Biavaschi, “A árvore e a floresta: Uma contribuição metodológica de Pierre Bourdieu acerca da História Regional” foi aprovado para publicação pela Revista de História Regional de inverno de 2003, é uma contribuição da Sociologia para a História, tem o objetivo de fomentar a discussão e aplicar os conceitos de História Regional ou História e Região a partir dos pressupostos teóricos desenvolvidos pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu.
Para contextualizar e dar aparato a sua pesquisa Biavaschi toma como objeto de estudo a cidade de Santa Maria da Boca do Monte, no Rio Grande do Sul, seu recorte temporal corresponde ao período da Primeira República (1889-1930), suas fontes foram jornais da época como: “O Estado (existente no período de 1898 a 1907), “A tribuna”
(1907-1911), “O Correio da Serra” (1917-1930), “Gaspar Martins” (1903-1927),
“Diário do Interior” (1911-1939) e o “O Castilhista” (1925-1927). Propõe-se analisar as práticas coronelistas presentes na cidade nesse período, utilizando-se de conceitos centrais, tais como Campo, Habitus, Poder Simbólico, Capital Simbólico e Região defendidos por Bourdier.
O autor inicia pontuando a escassez de pesquisas e trabalhos sobre Santa Maria da Boca do Monte, principalmente no período da Primeira República, apenas alguns estudos memorialistas centrados nas relações de poder entre os coronéis locais. Nessa cidade há a presença de vários distritos rurais de colonização europeia, foi palco de muitas práticas coronelísticas, é ponto de cruzamento de linhas férreas “ponto
Transregional” (não se enquadra em nenhuma das regiões, encontra-se em zonas de transição). A situação política dessa cidade depende muito