Mudança Social
Mudança social é uma transformação que ocorre na base de uma sociedade, modificando o modo de vida dos indivíduos que compõe ela. Cabe então à sociologia entender os efeitos dela, além de compreender o porquê elas foram motivadas. Sendo assim o tema, é alvo de vários pensadores, que criaram suas teses sobre as mudanças sociais, mas quatro se destacaram mais, são eles Karl Marx, Auguste Conte, Max Weber e Émile Durkheim. Através delas todos analisavam a sociedade de seu modo, os efeitos das mudanças que ela sofreu, e projetavam as futuras modificações. Uma das últimas grandes mudanças na sociedade contemporânea foi o surgimento da rede mundial de dados, a Internet. Através dela muitas coisas mudaram, de pouco em pouco entrou em nosso cotidiano, e hoje é difícil acharmos alguém que viva sem a internet. Imagine se nossos avós projetavam a criação de tal maravilha tecnológica, na época deles as informações/mensagens eram apenas por carta, e é claro o tempo gasto no processo era muito maior. E até nossos pais estranham tal tecnologia, dizendo que no seu tempo não existia isso. E o futuro deve ficar cada vez mais dependente da rede sem fio de transmissão de dados, a próxima geração com certeza será muito mais “conectada” que nós.
Outro fato que trouxe uma grande mudança social foi à popularização do automóvel. Desde a década de 80 os veículos tomaram conta das sociedades mais urbanizadas, e de início facilitaram muito a vida, mas o alto nível deles inseriu um grande problema, os congestionamentos. E é inegável dizer, ficamos mais sedentários com o crescente uso dos automóveis. Projetando o futuro, mais mudanças devem acontecer, com o maior uso de transportes de alta tecnologia (trens balas) que irão mexer nos aspectos sociais das próximas gerações.
Fica inegável ver que vivemos em uma sociedade dinâmica, mudanças nela estão acontecendo, e não vão parar de acontecer. Cabe a cada um de nós se adaptar a elas, e vermos qual a necessidade de