Tecidos Tecnologicos
Tecido 1: Algodão com Poliéster. Peça escolhida para representar o retalho de tecido, uma camisa com 40% algodão e 60% poliéster.
Algodão
O algodão é um tecido natural feito a partir da planta de mesmo nome. É a fibra mais utilizada nas roupas de todo o mundo, e é conhecida por ser leve, fresca, confortável e absorvente. É comum descrever o algodão como um tecido que "respira". Ele também é fácil de tingir e limpar, mas as tintas não prendem tão bem no algodão como no poliéster. O algodão aguenta temperaturas altas, mas amassa fácil e encolhe quando é lavado.
Poliéster
O poliéster é um polímero sintético feito de carvão, ar, água e derivados de petróleo. É uma fibra forte que mantém sua forma e, por isso, não amassa fácil. A fibra não aguenta temperaturas altas e derrete e queima ao mesmo tempo, então se você for passar o poliéster, precisa ser com o ferro frio. Os fios de poliéster duram por muito tempo e ficam bem no corpo, então eles são usados para muitas roupas e projetos de costura. Ele não encolhe como o algodão e é fácil de tingir, o que é bom para artistas têxteis, mas ruim para se tirar manchas de roupas desse tecido. As roupas de poliéster eram muito populares na década de 50, mas desde então têm sido mais usadas em conjunto com outros tecidos do que como principais.
Benefícios da mistura
Um tecido misto de poliéster e algodão é versátil, pois fica fresco e leve como o algodão, mais forte, durável e não é fácil de amassar como o poliéster. As roupas deste tecido encolhem muito pouco se comparadas a roupas 100% algodão e esta mistura é preferida por costureiras domésticas por ser muito fácil de costurar.
Contras da mistura
A adição de poliéster ao algodão pode fazer com que o tecido fique com bolinhas e não aguente tão bem temperaturas altas. Muitas pessoas preferem usar roupas de algodão puro, pois elas respiram melhor, já que a mistura não respira tão bem, nem fica tão fresca quanto o algodão.
Tecido 2: Poliéster com