nanotecnologia
Hoje em dia os lançamentos da moda são movidos pelos avanços tecnológicos. Esses tecidos são construídos através da nanotecnologia
Segundo o site Varejista (2009):
As fibras sintéticas entraram em declínio, devido as reclamações quanto ao seu conforto as roupas feitas de poliamida e poliéster grudam no corpo, impedindo a pele de transpirar. A industria então resolveu concentrar seus esforços para eliminar as propriedades de desconforto.
Pezzolo (2007) afirma que:
O avanço tecnológico na área textil possibilitou a inclusão de agentes aos raios UVA no DNA dos fios. Por essa razão, hoje encontramos no mercado tecidos de fibras químicas tão agradáveis de usar na luz do sol, quanto um de puro algodão.
A busca por tecidos tecnológicas está cada vez mais presente, levando em consideração os benefícios que elas proporcionam Pezzolo, (2007, pág 249) diz que para algumas funções dentro das cozinhas as roupas recebem tratamentos especiais como a finalidade de repelir gordura e água, facilitando a remoção de manchas e ampliando a durabilidade das roupas, levando em consideração o publico escolhido, a durabilidade das roupas é algo bastante procurado
Surgem também tecidos contra manchas, que repelem água e óleo, e que são direcionados principalmente a alguns segmentos do mercado.
De acordo com Pezzolo (2007, p.249), “o protetor de tecidos Teflon é um produto da DuPont, e sua aplicação não altera a cor do tecido, seu toque, sua aparência e sua permeabilidade, além de não ter cheiro. O produto pode ser aplicado a todos os tipos de tecido, de tricô ao jeans.”
Com o surgimento dos tecidos inteligentes, as grandes novidades da moda são lançadas pelos avanços tecnológicos, que buscam cada vez mais conforto e praticidade.
“Diferentemente das fibras sintéticas, os tecidos inteligentes, construídos através da nanotecnologia, são definidos de maneira a suprir exigências, além das convencionais, possibilitando ao designer, maior liberdade para