tecnologia têxtil
TECIDOS INTELIGENTES
RIO DE JANEIRO
2014
ÍNDICE
Tecidos inteligentes...................................................3
Tecidos que protegem a pele....................................4
Origem das roupas com Protetor Solar.....................5
Empresas especializadas..........................................6
Fatores que influenciam no nível de proteção...........8
Tecidos inteligentes no ramo da saúde.....................9
Tecidos tecnológicos no dia a dia.............................10
Tecidos inteligentes no esporte................................12
Tecidos inteligentes na moda...................................14
Tecidos inteligentes
Até pouco tempo atrás a tecnologia desenvolvida para se aplicar aos tecidos era apenas para atender às necessidades de certas áreas de trabalho, como por exemplo, a de segurança e de saúde. Logo, os tecidos inteligentes surgiram para vestir os profissionais que precisavam de coletes à prova de balas e aventais com barreira antimicrobiana, que ajudam a minimizar o risco de infecções hospitalares.
Graças à nanotecnologia o tecido ganha um toque mais macio e oferece conforto térmico além de muitas outras funcionalidades. O que acontece é que as nano partículas modificam propriedade físicas e químicas das fibras dos tecidos para agregar novos benefícios a ele.
Tecidos que protegem a pele
Existem roupas especiais, feitas com tecido de altíssimo FPU (Fator de Proteção Ultravioleta). Essa tecnologia se originou há mais de uma década, na Austrália, onde a preocupação com a exposição ao sol é extrema, já que a incidência de melanoma é muito alta no país. Existem lojas brasileiras especializadas que oferecem roupas com essa tecnologia. Elas utilizam tecidos nacionais para a confecção, e os enviam para a Austrália para realizar testes de eficiência de FPU.
Nessas roupas tecnológicas, o tecido usado é a