Tecidos Inteligêntes
Os tecidos inteligentes, são tecidos que possuem componentes digitais da eletrônica e da computação embutidos em sua estrutura. Sendo parte do desenvolvimento da tecnologia vestível, estes tecidos podem também ser denominados roupa inteligente por permitirem a adição de elementos tecnológicos nas vestimentas usadas no dia-a-dia. Os tecidos eletrônicos não fazem uso completo da computação vestível, pois a ênfase é dada na integração sem costura entre o tecido e os elementos eletrônicos, como cabos, microcontroladores, sensores e atuadores. O campo da integração entre fibras texteis e componentes eletrônicos avançados é por vezes chamado "fibertrônica".
Um dos pioneiros do desenvolvimento dos tecidos inteligentes é Rehmi Post, um cientista visitante do Center for Bits and Atoms do MIT, que obteve seu M.Sc. no MIT Media Lab para o desenvolvimento do "e-broidery", um meio de embutir circuitos eletrônicos em tramas de tecidos laváveis. Exemplos de seu trabalho pioneiro nesse campo foram amplamente exibidos em coleções de museu, incluindo um empréstimo de longo prazo para o Welcome Wing do Museu de Ciências de Londres.
Tecidos inteligêntes na saúde
No ramo da saúde foi criada uma camiseta e uma luva (desenvolvidas pela empresa Invel) indicada para aliviar dores crônicas e levar o tratamento terapêutico para além do consultório.O tecido responsável pelas propriedades terapêuticas da camisa é a Biocerâmica MIG 3, que estimula o ácido nítrico no corpo humano, responsável pela vasodilatação e por um consequente relaxamento muscular. A indicação para a camisa é usá-la por pelo menos 14 dias consecutivos por oito horas diárias.
Camiseta Térmica
A camisa térmica No calor, ela evita o superaquecimento e no frio mantém o calor do corpo. Ela pode ser usada por baixo de alguma outra blusa ou somente ela. Uma das principais vantagens dessa camisa é a absorção do suor.
Tipos de Tecidos Inteligêntes
Mig 3
Mistura cerâmica incorporada ao