Relatório separação de misturas
Materiais/Reagentes:
Balão de destilação
Termômetro
Condensador
Garra
Proveta
Rolha
H2O , NaCl e CusO4
Colocamos 100ml da mistura (H2O + NaCl (cloreto de sódio) e CuSO4(sulfato de cobre)) em um balão de destilação que já estava montado como mostrava na figura 1 da apostila.
Esperamos um tempo enquanto estava sendo feito o processo da destilação no aparelho.
Após a destilação a água foi separada, ficando o sulfato de cobre no fundo do balão, e a água destilada armazenada em uma proveta.
Para comprovar se a destilação teve êxito, a professora pegou um fio de níquel cromado e molhou na água destilada e esquentou este fio no bico de Bunsen e a chama ficou com a cor original (não sofreu alterações). Logo depois a professora pegou um pedaço do sulfato de cobre que ficou no fundo do balão e levou ao fogo novamente usando o fio de níquel cromado, e desta vez tendo alteração na cor da chama, ficando verde, novamente pegou o fio e levou ao fogo com o cloreto de sódio, a chama ficou laranja, vimos às alterações e percebemos que a destilação estava completa.
Ainda vimos que depois de queimado, o sulfato de cobre fica na cor branca, e adicionando 5 moléculas de água ele volta a sua cor original, o azul.
CuSo4 Δ = chama verde
CuSo4 = cor branca
CuSo4 + 5H2O = cor azul
H2O Δ = não muda a cor da chama
NaCl Δ = chama laranja
Filtração Simples
Materiais/Reagentes:
Funil, Filtro de papel
Béquer
100ml de solução de hidróxido de cálcio (H2O + Ca(OH)2)
Colocamos o filtro de papel dobrado em um formato como se fosse um cone dentro do funil, jogamos dentro desse funil a solução de H2O + Ca(OH)2 que tinha uma cor branca, esperamos um tempo e vimos que a água que saiu no béquer após a filtração era incolor, e que o pó branco (Ca(OH)2) tinha ficado no papel de filtro.
Filtração concluída com êxito.
Filtração à Vácuo
Materiais/Reagentes:
Funil de Bucher com papel de filtro
Kissato
Solução de carbonato de cálcio
A professora colocou