Têxteis funcionais e inteligente
Faculdade SENAI/CETIQT Engenharia Têxtil
Alex Miller de Souza
Têxteis Funcionais e inteligentes
Rio de Janeiro
2013
Prof. Alcides Ferreira
Têxteis Técnicos e Funcionais
Os têxteis técnicos são estruturas especificamente projetada e desenvolvida para utilização em produtos processos ou serviços de quase todas as áreas industriais.
São produtos que pretendem satisfazer requisitos funcionais bem determinados distinguindo se neste aspecto dos convencionais nos quais as necessidades estéticas e de conforto assumem importância primordial.
Segundo ABINT, os tecidos funcionais são materiais construídos de matérias primas em forma de fibras fios e filamento, etc. e nos mais diferentes arranjos (Flocos, fios, tecidos e não tecidos), com aplicações que necessitam um bom desempenho visando praticidade, segurança, economia e durabilidade definida.
De acordo com estas definições, um têxtil técnico pode ser utilizado de formas diferentes.
Como componente de outros produtos contribuindo para a resistência e desempenho e outras propriedades (ex: materiais de tipo compósito reforçado por têxteis)
Como ferramenta na produção de outros produtos ( ex: filtros têxteis na industria alimentar)
Isolante, desempenhando uma ou varias funções especificas (ex: geotêxteis).
A inovação tecnológica na área dos polímeros, fibras, tecidos e processos de fabricação e equipamento são os fatores que maior impacto tem no crescimento dos têxteis funcionais. Outro fator importante é a capacidade destes materiais têxteis contribuírem para resolução de problemas em indústrias não têxteis. Os materiais utilizados na produção dos têxteis funcionais dependem das aplicações especificas e do desempenho necessário sendo