TRABALHO SOBRE ERGONOMIA DO PRODUTO
CELSO ANDRADE SOUZA DE LIMA
TRABALHO SOBRE ERGONOMIA DO PRODUTO
MARINGÁ
2015
ERGONOMIA DO PRODUTO:
Adaptação ergonômica do produto do vestuário; usabilidade de produtos de consumo;
A ergonomia é considerada uma disciplina científica direcionada para abordar de maneira sistêmica os aspectos das atividades humanas, também conhecida como Fatores Humanos. Sendo assim tem como base em seus estudos, diversas disciplinas, como exemplo, a antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia. Para tanto, a ergonomia tem a responsabilidade de desenvolver ações capazes de aperfeiçoar as relações interativas entre os seres humanos e os elementos e/ou sistemas.
Assim, aplicam-se teorias, princípios, dados e métodos em projeto para otimizar o bem estar humano em relação ao desempenho global do elemento e/ou sistema. (ANAMARIA & MONT`ALVÃO, 2003). O ergonomista que consegue interagir de maneira holística em relação aos aspectos físicos e cognitivos, sociais, organizacionais, ambientais, dentre outros, pode intervir de forma ampliada nas atividades que envolvem o ambiente humano. Assim, cabe à o ergonomista contribuir para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas no que diz respeito a postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para adapta-los as necessidades, habilidades e limitações dos seres humanos.
Como a ergonomia busca solucionar os problemas sociais de saúde, segurança, conforto e eficiência, verifica-se que diversos produtos do vestuário atendem de forma satisfatória os critérios ergonômicos, no que diz respeito a: função de uso (adequação de materiais, adequação antropométrica e adequação funcional), facilidade de uso, segurança, conforto, durabilidade, estética e preço acessível.
Portanto, em muitos projetos de design do vestuário são pouco consideradas ou até desconhecidas as contribuições dos estudos ergonômicos para a fabricação da roupa. Neste