Ergonomia projeto e produção
2) O livro primeiramente foi elaborado para esclarecimento sobre o assunto de ergonomia e diferentes temas industriais, para crescimento de conhecimento no curso de engenharia. Com o passar do tempo o livro foi sendo divulgado para diferentes situação comuns do dia-a-dia, tornando assim necessários a outros curso que tornaram a ergonomia essencial.
O livro se tornou importantissimo para profissional de ergonomia e estudantes que estão iniciando a disciplina, sendo muito procurado para esclarer os temas dentro do assunto abordado em diferentes bibliotecas. Fornece assim uma praticidade e aplicabilidade para disciplina e o dia-a- dia profissional.
3) Segundo o livro a ergonomia se define como: Um estudo da adaptação do trabalho ao homem. Isso então não relaciona somente o homem a máquinas mais também relação homem e atividade produtiva, para que não ocorra um desgate execessivo nesta atividade que possa trazer danos ao trabalhador.A ergonomia tem uma visão ampla que exige planejamento e projeto antes do trabalho ser executado, e aqueles de controle e avaliação que ocorrem durante e após esta atividade.
" Entende-se por ergonomia o estudo das intenções das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não- dissociada, a segurança, o conforto, o bem- estar e a eficácia das atividades humanas."
Aborda-se também características de diferentes ergonomia.
Ergonomia física: ocupa-se da anatomia humana relacionados com atividade física. Os tópicos relevantes incluem postura no trabalho, manuseio de materias, movimentos repetitivos.... Projetos de segurança e saúde do trabalhador.
Ergonomia cognitiva: Ocupa-se de processos mentais, como memória , raciocínio..... Carga mental