Design De Moda Funcional 1 1
Letícia Cortês Luna
Disciplina: História e Fundamentos do Design
Trabalho Extra
Design de Moda Funcional
Sabemos hoje que todas pessoas se preocupam com aparência e bem estar, sendo assim, o mercado de moda também vem pregando a bandeira da democratização nos últimos tempos, mas no quesito moda inclusiva a caminhada vem sendo lenta e demorada.
A moda reflete personalidade do individuo, ela é plural e abrangente, portanto deve ser para todos sem exceção.
Pessoas com necessidades físicas especiais não se diferem de nem um individuo psicologicamente, tanto na juventude quanto na fase adulta procura a sua aceitação dentro da sociedade, todos sabemos que hoje em dia uma pessoa com necessidade física especial também estuda, trabalha e se relaciona socialmente em busca continua de autonomia, o que seria facilmente alcançado se houvesse mais roupas adaptadas no mercado de moda.
O consumo não é apenas um ato de comprar, ele influencia diretamente nas emoções das pessoas que compram, pois em sua maioria quando se adquire um produto que tanto deseja afeta diretamente na sua autoestima fazendo com que se sinta melhor e mais confiante em relação sua aparência e se identificar com seu grupo de conviveu.
Hoje em dia o mundo da moda não está tão voltado para este lado, ou seja, um deficiente físico que quiser encontrar peças da moda adaptada a sua realidade terá alguma dificuldade, porém poderá encontra com mais facilidade na internet.
Assim como na indústria de moda brasileira não encontramos variedade para esse público, o Brasil hoje possui cerca de 30 milhões de pessoas portadores de alguma deficiência física, segundo dados oficiais. E apesar deste enorme mercado em potencial, não há oferta dessa moda inclusiva em nenhum grande rede brasileira.
A moda para deficientes trabalha o que bom para os olhos, seguindo as tendências do momento e ainda com técnicas do corpo e pode ser uma ferramenta de reabilitação de pessoas.
Embora moda e