Fichamento do livro cultura: um conceito antropologico de roque de barros laraia
Primeira Parte:
No começo o autor mostra suas preocupações com visões de diferentes estudiosos sobre outros povos estudados, mas ele relata que é insuficiente para explicar sobre determinismo geográfico e biológico sendo que uma vez estes acontecimentos não decifram o comportamento dos povos.
No primeiro e segundo capitulo ele usa pensamentos de que o determinismo biológico não influencia na cultura dos povos mais o determinismo geográfico influenciara pois tem aspectos FISICOS diferentes, porem foi relatado que há povos no mesmo ambiente com culturas diferentes.
No terceiro capitulo ponde os termos kultur e civilization sintetizou a palavra culture do inglês que é crenças, artes, moral, leis costumes ou qualquer capacidade ou habito adquirido pelo homem, Tylor diz que tudo isto é cultura e vários outros compartilham sobre isto. John Locke antecedente de Tylor já trabalhava com o conceito da cultura da mente das pessoas, Torgot diz que as idéias sendo comunicadas para outros homens de forma transitiva acarretarão aos seus descendentes e Rousseau segue os passos de Locke e Torgot.
No quarto capitulo o autor problematiza a origem da cultura como parte única do homem.
O ultimo capitulo da primeira parte mostra lados diferentes da cultura uma que trata como um sistema de adaptação e outra com sistema idealista.
Segunda Parte:
O primeiro capitulo da segunda parte trás a visão de mundo do homem em segmento da cultura podendo ter ou não comportamentos diferentes e possuindo o mesmo aparato biológico sendo os comportamentos fisiológicos básicos que deveriam ser iguais a todos trás diferenças em determinadas culturas.
Segundo capitulo discorre como estas necessidades pode transformar outros aspectos biológicos e ate mesmo decifrar sobre a vida.
No capitulo terceiro o texto fala sobre a participação do individuo na sociedade e que as participações e limitações são diferentes.
Penúltimo capítulo da