trabalho
Aluno(s): Jocelene de Jesus RA 1400870
AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES
O desenvolvimento humano ocorre durante toda a vida, quando criança onde tudo é descoberta e novidade é de fundamental importância que ela seja estimulada e encorajada a participar,seja em brincadeiras, atividade pedagógicas ou em uma simples conversa, para que seu processo de aprendizado seja construtivo e concreto.
O aprendizado esta relacionado à educação e desenvolvimento pessoal, por isto ela deve ser orientada. Para que isto se torne mais prazeroso para a criança é importante que ela seja a parte mais importante do processo, isto significa dar oportunidade a ela de expor suas opiniões, seus anseios, expressar seus sentimentos, mostrar para a criança que ela é um ser pensante e que pode e deve se expressar. Mas acima de tudo o adulto deve aprender a ouvi-la, o que talvez exija uma mudança de comportamento, para que se deixe de ver a criança como um objeto moldável.
Isto ocorre já quando bebê, já que ele é um ser ativo no seu desenvolvimento e está em busca do entendimento e conhecimento para adaptar-se, mesmo nesta fase ele esta em pleno processo de aprendizado, por meio de habituação, condicionamento clássico, condicionamento operante e ainda por imitação, o bebê aprende observando o comportamento das pessoas que estão ao seu redor.
Estimulando o bebê com brinquedos educativos, é um exemplo de que é possível oferecer as crianças atividades que induzem ao aprendizado, outro exemplo é uma criança de 1 ano que esta habituada a escutar histórias ela já esta se alfabetizando, desta forma estamos contribuindo para a participação e ao aprendizado.
De acordo com Jean Piaget, a criança no período de 2 a 6 anos ou a 2º infância é caracterizado pela construção da inteligência simbólica, algumas das